Hoje em dia cada vez mais se fala em nichos de negócio. A ideia de ter um espaço aberto, sem ter muito bem definido o público-alvo, pode ser um erro fatal para o seu negócio. Na verdade, não saber a quem dirigir o seu negócio, pode levar a decisões e escolhas completamente desajustadas no que toca aos serviços a oferecer aos seus clientes. Ter uma boa análise de mercado, saber quais as tendências de mercado, saber quais os recursos humanos que precisa, são fundamentais para o sucesso do seu negócio, mas só pode definir isto, após definir o seu nicho. Convenhamos que não é igual ter um ginásio com piscina ou ter uma cross-box. O público que vai tocar, é completamente diferente. Então, a primeira coisa a fazer, é saber o porquê do seu negócio e para quem ele se destina. O que quer alcançar com o seu negócio? Sabemos que todos os negócios querem alcançar a liquidez, mas de que forma o quer fazer?
No top 10 de tendências de Fitness na Europa, segundo o último relatório do ACSM ‘s Health. Fit. J. 25, 20–31 (2021) são:
Treino Personalizado
HiiT
Treino com o peso corporal
Exercício para perda de peso
Treino funcional
Coaching de saúde/bem-estar
Atividades dirigidas por Profissionais de fitness certificados
Treino para idosos
Yoga
Treino de força
Claro que para além destas tendências há outras que continuamos a ver crescer de dia para dia, e onde a comunidade médica por exemplo, confia muito. Um exemplo disso é o Pilates. Quando alguém procura fitness por motivos de saúde, provavelmente o Pilates, Yoga e Hidroginástica estarão na sua lista de atividades escolhidas. Também continua a haver uma procura crescente nas atividade de treino funcional e crosstraining, talvez porque se baseiam em atividades que fazemos no dia-a-dia e que prepararam o corpo para os desafios diários (levantar pesos, brincar com os filhos, limpezas, etc). estas atividades para além de rápidas e desafiantes, contam com materiais altamente eficientes, como o remo indoor e a Air Bike.
Assim, é super importante perceber que o primeiro a fazer é definir o meu público alvo, e depois criar o meu projeto assente nisso. Se vai direcionar para um público jovem, aventureiro, e que se preocupa com a sua saúde e físico, então se calhar uma cross-box é o ideal, e ter passadeiras, remos indoor, air bikes, terá de fazer parte do seu investimento.
Se procura um público mais velho, que pode estar preocupado com a sua postura e o tempo que passa inativo, que gosta de segurança, então talvez um estúdio de Pilates e Yoga pode ser a solução.
Definir o porquê do seu negócio e a quem o seu negócio vai servir, deve andar sempre de mãos dadas!